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A partir de 1942, devido à guerra, com a escassez de borracha
para pneus e combustível, a Rota 66 viveu dias de grandes mudanças.
O país
inteiro se concentrou na Segunda Guerra Mundial e, devido a falta de
suprimentos básicos, como por exemplo gasolina, recurso necessário aos combatentes,
que forçou o povo americano somente a sair para viajar quando era estritamente
necessário.
Assim a Rota 66, tornou-se vital para o transporte dos equipamentos, suprimentos e das tropas militares.
Nesse período, pelo pavimento inadequado, aliado à carência de manutenção dos dias de guerra, tornaram a estrada extremamente precária.
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O seu desmantelamento surgiu em 29 de junho de 1956, quando presidente Dwight Eisenhower, que já vinha sendo pressionado por reformas básicas na estrutura da estrada, e influenciado por suas experiências como oficial do Exército e conhecedor da rede de rodovias Autobahn, na Alemanha, sancionou a lei que criou o Sistema Rodoviário Interestadual, ligando o país de ponta a ponta.
O presidente entendia que um sistema Interestadual de rodovias tinha grande valor estratégico, sendo um componente necessário num sistema de defesa nacional.
Aos poucos a Rota 66 começava a sair de cena, e já em 1970, boa parte dos segmentos originais da estrada tinham sido substituídos por rodovias modernas de 4 pistas.
As novas rodovias interestaduais permitiam o deslocamento de uma forma muito mais rápida, cômoda e segura. Com isto a Rota 66 perdeu relevância.
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No dia 17 de Janeiro de 1977, todas as placas do estado de Illinois foram removidas e a Rota 66 foi totalmente substituída pela I-55. Da mesma forma foi ocorrendo em outros trechos.
A conclusão do sistema viário estava previsto para 1972, mas somente concluído após 12 anos, precisamente em outubro de 1984, com a data marcada na cidade de Willians, no Arizona, pela substituição do último trecho por Rodovias Interestaduais.
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Estradas de referência nas décadas de 40, 50 e 60
AUTOBAHN – Foi a pioneira como autoestrada de quatro
pistas
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Mas nos dias atuais, com as modernas técnicas de segurança viária aplicadas ao longo de seus 12.000 kms, continua sendo uma referência mundial.
VIA ANCHIETA – Levou o Brasil a ser referência na década de 1950
O Brasil despontou como um dos pioneiros na construção
de estradas, quando da inauguração da pista norte da Rodovia Anchieta em 1947,
que funcionou como pista única até 09 de julho de 1953, data em que foi
inaugurada a pista sul.
Na ocasião a Rodovia foi considerada uma obra-prima da engenharia brasileira, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos.
Na ocasião a Rodovia foi considerada uma obra-prima da engenharia brasileira, dada a arrojada transposição da Serra do Mar por meio de túneis e viadutos.
Por sua vez os “olhos de gato”, para os padrões internacionais de segurança da época, e os constantes nevoeiros na Serra do Mar, esse dispositivo enriqueceu a Via Anchieta, uma novidade que ajudou o Brasil a se posicionar na vanguarda mundial na construção de estradas.
Curta metragem na recem inaugurada Via Achieta - 1947
Experiência americana na Autobahn na Alemanha do pós guerra
Um curta-metragem que mostra a polícia militar do exército americano realizando operações de patrulha na rodovia Autobahn e outras estradas nas zonas ocupadas da Alemanha do pós guerra. Mostra também a formação de novos recrutas, atividades de patrulhamento, incluindo tráfego de rotina, acidentes e emergências, e escoltas através do tráfego.