Em
1857, o Tenente Edward Fitzgerald Beale, um oficial da Marinha a serviço do
Corpo Topográfico do Exército dos EUA, recebeu uma ordem do Departamento de
Guerra para construir uma estrada ao longo do paralelo 35.
Suas ordens secundárias eram testar a viabilidade do uso de camelos como animais de carga nas regiões desérticas do sudoeste.
Suas ordens secundárias eram testar a viabilidade do uso de camelos como animais de carga nas regiões desérticas do sudoeste.
Outras
estradas que depois foram incorporadas pela Rota 66:
A
Lone Star Route passava através de St. Louis e ia de Chicago para Cameron, na
Louisiana. No caso desta rodovia, quando da construção da Rota 66 foi adotado
um caminho mais curto.
A Rota 66 usou uma das principais rotas do sistema Ozark Trails, que terminava na
National Old Trail ao sul de Las Vegas.
Mais uma vez, uma rota mais curta foi usada, desta vez seguindo a Postal Highway entre Oklahoma City e Amarillo, no Texas.
Mais uma vez, uma rota mais curta foi usada, desta vez seguindo a Postal Highway entre Oklahoma City e Amarillo, no Texas.
Por
fim, a Rodovia transcontinental National Old Trail, criada em 1912 tornou-se o
resto do percurso até Los Angeles, na Califórnia.
Embora
os empresários Cyrus Avery, de Tulsa, Oklahoma e John Woodruff, de Springfield,
Missouri mereçam a maior parte do crédito por promover a idéia de uma ligação
inter-regional entre Chicago e Los Angeles, seu lobby e seus esforços não foram
atendidos.Seu sonho de ligação viária interestadual entre Chicago e Los
Angeles somente foi realizado quando suas idéias coincidiram com o plano
nacional de rodovias, desenvolvido pelo Governo dos Estados Unidos.
Desde
o início os planejadores definiram que aquela rodovia seria construída para
conectar as comunidades ao longo de seu curso, uma vez que a maioria delas não
possuía acesso viário a outras localidades.
A
primeira legislação nacional para rodovias apareceu em 1916, foi revisada em
1921, mas não foi aplicada até o Congresso aprovar uma versão ainda mais
abrangente no ano de 1925, quando o governo começou a executar o plano nacional
de rodovias. Este plano deu origem, dentre outras, à Rota 66, que recebeu a
designação oficial com o número 66 no verão de 1926.
Springfield,
Missouri é oficialmente reconhecida como o local de nascimento da Rota 66 e foi
ali que as autoridades propuseram, em 30 de Abril de 1926, o nome para a rodovia
ligando Chicago a Los Angeles. Uma placa comemorativa está colocada na Park
Central Square, no centro de Springfield.
A
rodovia foi aberta oficialmente ao tráfego em 11 de novembro de 1926, mas
placas com seu nome só foram introduzidas a partir do ano seguinte. A partir
deste momento, a Rota 66 passou a fazer parte do U.S. Highway System.
Ela iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 2.451 milhas ou 3.944 km. Sua pavimentação foi totalmente concluída somente em meados de 1938, com o trecho de Oldham County, no Texas.
Desde o princípio ela foi reconhecida como uma das principais artérias do país, e o caminho mais usado nas migrações internas dos Estados Unidos, especialmente durante os anos 1930.
Foi economicamente muito importante para as comunidades localizadas ao longo de sua extensão. Os comerciantes situados à beira da Rota 66 viram nesta época muita prosperidade, devido à crescente popularidade alcançada pela rodovia.
Durante sua existência, recebeu muitos melhoramentos e mudanças de percurso, que alteraram seu comprimento total. Em 1935, por exemplo, um realinhamento mudou o trecho que passava pelo centro de Los Angeles para mais a oeste, em seu famoso ponto terminal, no Pier de Santa Monica.
Ao longo dos anos, a Rota 66 recebeu vários cognomes.
Logo após a sua construção, ela era conhecida como "A Grande Via Diagonal " porque de Chicago a Oklahoma City a estrada corria do nordeste para sudoeste. Mais tarde, em 1927, a estrada foi anunciada pela U.S. Highway 66 Association como "The Main Street of America" (a principal estrada da América). O título também foi reivindicado pelos defensores da US Route 40, mas o grupo da Rota 66 foi mais bem sucedido.
Ainda no ano de 1927 a rede de postos Philips 66 apropriou os números mágicos em seu logotipo, tornando-se igualmente lendária.
Em 27 junho de 1985 a Rota 66 deixou de fazer parte do US Highway System. Com isto, a estrada sumiu do mapa, oficialmente. Alguns trechos e cidades desapareceram de fato. A Rota 66 foi substituída pelas Interestaduais 55, 44, 40, 15 e 10.
Wikipedia nps introdução
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Ela iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 2.451 milhas ou 3.944 km. Sua pavimentação foi totalmente concluída somente em meados de 1938, com o trecho de Oldham County, no Texas.
Desde o princípio ela foi reconhecida como uma das principais artérias do país, e o caminho mais usado nas migrações internas dos Estados Unidos, especialmente durante os anos 1930.
Foi economicamente muito importante para as comunidades localizadas ao longo de sua extensão. Os comerciantes situados à beira da Rota 66 viram nesta época muita prosperidade, devido à crescente popularidade alcançada pela rodovia.
Durante sua existência, recebeu muitos melhoramentos e mudanças de percurso, que alteraram seu comprimento total. Em 1935, por exemplo, um realinhamento mudou o trecho que passava pelo centro de Los Angeles para mais a oeste, em seu famoso ponto terminal, no Pier de Santa Monica.
Ao longo dos anos, a Rota 66 recebeu vários cognomes.
Logo após a sua construção, ela era conhecida como "A Grande Via Diagonal " porque de Chicago a Oklahoma City a estrada corria do nordeste para sudoeste. Mais tarde, em 1927, a estrada foi anunciada pela U.S. Highway 66 Association como "The Main Street of America" (a principal estrada da América). O título também foi reivindicado pelos defensores da US Route 40, mas o grupo da Rota 66 foi mais bem sucedido.
Ainda no ano de 1927 a rede de postos Philips 66 apropriou os números mágicos em seu logotipo, tornando-se igualmente lendária.
No
romance de John Steinbeck "As Vinhas da Ira”, a rodovia é chamada "
The Mother Road ", seu título hoje em vigor. No filme de 1940 com o mesmo
título desse livro, dirigido por John Ford, apareceu uma placa com o nome The
Will Rogers Highway, nome que a U.S. Highway 66 Association nomeou a estrada em
1952.
Uma placa dedicando a estrada para Will Rogers ainda está localizada em Santa Monica, Califórnia. Outra placa pode ser encontrada em Galena, Kansas.
Uma placa dedicando a estrada para Will Rogers ainda está localizada em Santa Monica, Califórnia. Outra placa pode ser encontrada em Galena, Kansas.
Will
Rogers – 1879-1935 – ator e comediante foi uma das celebridades mais conhecidas
nos Estados Unidos, nas décadas de 1920 e 1930.
A
partir de 1942, com a escassez de pneus e combustível devido à guerra, a Rota
66 viveu dias de grandes mudanças. Equipamentos e suprimentos produzidos na
California passaram a ser transportada através da rodovia, assim como as tropas
militares. O pavimento inadequado, aliado à carência de manutenção dos dias de
guerra, tornaram a estrada extremamente precária.
Após
a guerra e principalmente a partir dos anos de 1950, a rodovia deixou de ser um
caminho para se tornar um destino, com grande promoção publicitária destacando
suas belas paisagens, Cavernas, Grutas, Canions e Desertos. Isso aqueceu ainda
mais o comércio ao longo da rodovia, que conheceria seus anos mais bem
sucedidos.
O começo do fim para o Route 66 surgiu em 1957 com a assinatura da lei das
Rodovias Interestaduais pelo presidente Dwight Eisenhower. Ele foi influenciado
por suas experiências de oficial do Exército e sua valorização da rede de
rodovias alemã Autobahn.
Entendia que um sistema Interestadual de rodovias tinha grande valor estratégico, sendo um componente necessário num sistema de defesa nacional. A conclusão do sistema estava prevista para 1972, mas atrasou em 10 anos.
Aos poucos a Rota 66 começava a sair de cena, e já em 1970, quase todos os segmentos originais da estrada tinham sido substituídos pelas rodovias modernas, com 4 pistas.
As novas rodovias interestaduais permitiam o deslocamento de uma forma muito mais rápida, cômoda e segura. Com isto a Rota 66 perdeu relevância.
Entendia que um sistema Interestadual de rodovias tinha grande valor estratégico, sendo um componente necessário num sistema de defesa nacional. A conclusão do sistema estava prevista para 1972, mas atrasou em 10 anos.
Aos poucos a Rota 66 começava a sair de cena, e já em 1970, quase todos os segmentos originais da estrada tinham sido substituídos pelas rodovias modernas, com 4 pistas.
As novas rodovias interestaduais permitiam o deslocamento de uma forma muito mais rápida, cômoda e segura. Com isto a Rota 66 perdeu relevância.
O progresso começa engolir a Rota 66
No dia 17 de Janeiro de 1977, todas as placas do estado de Illinois foram
removidas e a Rota 66 foi totalmente substituída pela I-55 naquele estado.
Da mesma forma ocorreu nos outros trechos.
Outubro de 1984 marcou a data em que o último trecho de Rota 66, foi substituído por Rodovias Interestaduais, na cidade de Willians, no Arizona.
Da mesma forma ocorreu nos outros trechos.
Outubro de 1984 marcou a data em que o último trecho de Rota 66, foi substituído por Rodovias Interestaduais, na cidade de Willians, no Arizona.
Passou a ser história
Em 27 junho de 1985 a Rota 66 deixou de fazer parte do US Highway System. Com isto, a estrada sumiu do mapa, oficialmente. Alguns trechos e cidades desapareceram de fato. A Rota 66 foi substituída pelas Interestaduais 55, 44, 40, 15 e 10.
Uma
estrada com carisma que se recusa a morrer
A
construção das novas vias de trânsito rápido desviou das 217 cidades localizadas
às margens da Rota 66 não só o trânsito, mas também o dinheiro que os viajantes
deixavam no comércio local, fazendo com que elas ficassem esquecidas por mais
de 10 anos após a sua desativação.
Foram tempos difíceis, até que surgiu a idéia de convencer as pessoas a relembrarem do sentimento de liberdade idealizado pelos jovens americanos das décadas de 50 e 60, que em seus Cadillacs e motos Harley Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores da costa leste dos Estados Unidos, à procura da ensolarada e liberal Califórnia.
Foram tempos difíceis, até que surgiu a idéia de convencer as pessoas a relembrarem do sentimento de liberdade idealizado pelos jovens americanos das décadas de 50 e 60, que em seus Cadillacs e motos Harley Davidson, aventuravam-se pelas estradas em busca das praias do Pacífico, deixando de lado os costumes conservadores da costa leste dos Estados Unidos, à procura da ensolarada e liberal Califórnia.
Assim nascia
a Histórica Rota 66
O movimento tinha como objetivo, também, resgatar o turismo feito por famílias, que em suas férias, alugavam trailers para passar juntos dias agradáveis, acampados nos parques estaduais.
O movimento tinha como objetivo, também, resgatar o turismo feito por famílias, que em suas férias, alugavam trailers para passar juntos dias agradáveis, acampados nos parques estaduais.
Alguns
trechos da Rota 66 que passam pelos estados de Illinois, Missouri, New México e
Arizona foram designados como “Paisagens Panorâmicas”, verdadeiros cenários com a designação
“Histórica Rota 66”, voltando, desta forma, a figurar nos mapas. Alguns trechos
na Califórnia foram designados como Rodovia Estadual 66 e outros mantêm sinais
e informações como “Histórica Rota 66”.
Nas
cidades, cada uma com seus costumes e tradições diferentes, o turista ou
aventureiro, passou a encontrar os tradicionais postos de serviços americanos,
com lojas de conveniência repletas de souvenirs e os motéis chamados “Inn”,
aqueles pequenos hotéis que vemos nos filmes de Hollywood, onde o hóspede só
passa a noite, um descanso merecido, após algumas horas de viagem pela estrada,
alguns até temáticos, simulando tendas de índios norte americanos.
Ao
longo da estrada são encontrados lugares incríveis, como o Grand Canyon,
reservas de autênticos índios americanos, pequenas cidades que recriam as
histórias dos cowboys que conquistaram o “velho oeste”, parques nacionais,
monumentos históricos, museus, bares temáticos, cidades fantasmas, cidades que
o tempo nunca alterou e seus curiosos moradores, sempre com uma boa história
para contar.
Robert
(Bobby) William Troup, Jr. de Harrisburg, Pennsylvania, escreveu em 1946 um
roteiro lírico da estrada, intitulado Get Your Kicks on Route 66,
originalmente gravada pelo trio de Nat King Cole e, posteriormente, por
artistas como Chuck Berry , The Rolling Stones, The Manhattan Transfer e
Depeche Mode.
Uma série de televisão da década de 1960, chamada Rota 66, fez
muito sucesso na ocasião. A frase logo se tornou um bordão para milhares de
motoristas que viajavam pela rodovia.
Nós
brasileiros a conhecemos principalmente a partir do filme “Easy Rider” (Sem
Destino), que conta a história de dois hippies em uma viagem com suas
Harley-Davidson customizadas. Outro filme que retratou a estrada e fez sucesso
por aqui foi a animação Carros, da Disney/Pixar.
Por
estas e outras que a Rota 66 está ligada diretamente a um sentimento de
liberdade e aventura como nenhuma outra, sendo adotada com muito orgulho pelo
povo americano e reconhecida pelo governo como Patrimônio Cultural e Histórico
dos Estados Unidos.
Uma
viagem de moto em seu antigo leito ajuda a entender como eram e como surgiram
os primeiros postos de serviços, os primeiros meios de hospedagem, as primeiras
lanchonetes - ela é berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's.
Histórica Rota
66 - Como tudo começou
Por
Zan
de Oliveira Neto e Rômulo Provetti
Fonte:
ViagemdeMotoWikipedia nps introdução
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